"O maior castigo para quem não gosta de política é ser governado pelos que gostam." (Arnold Toynbee)

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Nota do Blog sobre as eleições em Mangaratiba:

O Blog Política de Mangaratiba, entende que com os nomes lançados, devemos abrir espaço para a população conhecer as propostas dos candidatos.


A questão é que nos utilizamos de meios de comunicação como o Jornal Atual para divulgar aqui as informações. Infelizmente, o Atual não está fazendo um trabalho isento e só fala da Chapa do José Luís do Posto. Sabe-se lá por que...


Dessa forma, pedimos ajuda aos amigos que aqui frequentam, para enviar textos sobre os candidatos e suas propostas ou simplesmente considerações sobre os mesmos. O ideal seria que eles criassem sites divulgando suas ideias e notícias de campanha para ajudar a população mas dificilmente farão.


Contamos com a ajuda de todos e com a compreensão dos que pensam que o Blog quer beneficiar a um só candidato. Nosso objetivo é esclarecer a população de alguma forma sobre o que querem os candidatos e sobre o que buscam para a cidade de Mangaratiba.

Saudações,
Blog Política de Mangaratiba

OBS: enviem textos a serem publicados, para o e-mail: fabianosbastos@yahoo.com.br


Gratos!!!!

Prefeito Edinho sanciona lei que repõe perda salarial dos servidores em 4,5%

Depois da tempestade, a bonança. Fazendo valer o ditado, o prefeito de Mangaratiba, Edison Ramos, o Edinho, garantiu um presente de ano novo aos servidores do município, sancionando, na segunda-feira (27), a Lei 711/2010, que repõe em 4,5% a perda salarial que servidores da prefeitura e da câmara tiveram com a inflação anual acumulada e calculada pelo Banco Central. A lei atende ainda as autarquias e fundações públicas. De acordo com a Superintendência de Comunicação, a revisão vale a partir de janeiro. "Os servidores são peças fundamentais para o funcionamento de um município. Seja na prefeitura ou na câmara, eles têm grande importância para o desenvolvimento. A reposição tem que ser feita", destacou o prefeito Edinho.

Jornal Atual, 30 de dezembro de 2010.

sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Falando a Chapa: José Luiz do Posto e Kabeça

Jornal Atual, 23 de dezembro de 2010.

Aposta em Sérgio Cabral



O poder político do governador Sérgio Cabral está sendo considerado um grande aliado pela chapa peemedebista que concorre à eleição suplementar em Mangaratiba. O candidato José Luiz do Posto, no entanto, não deixa de comemorar a união com o vereador Gilmar Abrahão da Silva, o Kabeça, seu candidato a vice. Para José Luiz, a parceria segue o que chamou de entendimento de uma grande unidade democrática pela história política da região. “Não só pela minha história política, mas também a do meu candidato a vice. É um bom nome, que pode fazer uma grande diferença”, disse. 

José Luis do Posto sustenta que a candidatura peemedebista vai prezar a unidade e a pacificação. Reiterando a estratégia já anunciada no dia em que teve a candidatura homologada, José Luiz disse que a campanha vai explorar o apoio do governador Sérgio Cabral e, por conseguinte, do governo federal. “O PMDB tem um compromisso selado. Todo mundo sabe da amizade que tenho com o governador e vice versa. Quem trabalhou esse tempo todo pode fazer a diferença lá na frente”, ressaltou.

O candidato do PMDB acrescentou que vai buscar apoio de lideranças e principalmente da população. “O principal de tudo é a confiança da população”, diz José Luiz, acreditando que a eleição em Mangaratiba será polarizada. “A população já vem se definindo. Vou me preocupar com os projetos que tenho para a cidade”, concluiu.  

Falando sobre a opção pelo seu nome, o vereador Kabeça disse que ficou muito honrado com a escolha. Reiterando o discurso do aliado, ele aproveitou para ressaltar que José Luis do Posto tem um nome e perfil adequado e forte para fazer a integração de Mangaratiba com os governos federal e estadual.  Ele ressaltou que vai concentrar a campanha em todo o município com destaque para as ilhas. “Estou muito feliz por ter sido escolhido. Não tive essa oportunidade de prefeito nenhum. Acho que tenho esse direito, pois tenho quatro mandatos no Legislativo e fui presidente da Câmara de Vereadores. Foi a mão de Deus” concluiu Kabeça.
 
Welington Campos

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Os candidatos:

Jornal Atual, 21 de dezembro de 2010.
Foi dada a alargada

Convenções confirmam quatro nomes na disputa da eleição suplementar do dia 6 de fevereiro

Mesmo diante da possibilidade real de que o prefeito cassado de Mangaratiba, Aarão de Moura Brito Neto, consiga retornar ao cargo, o processo eleitoral na cidade foi deflagrado no final de semana, com a homologação das candidaturas de Gustavo Busse (PSDB), José Luiz do Posto (PMDB), Evandro Capixaba (PR) e Sidney Marcello à eleição suplementar do dia 6 de fevereiro. As convenções foram realizadas num clima de intensa euforia mesmo com o forte calor que fazia na cidade durante o final de semana. Busse terá como companheiro de chapa o vereador Dr. Simões. Capixaba repete a dose da eleição passada, com Jorge Luiz. A assessoria do vereador Sidinho confirmou a candidatura, mas não soube informar quem é o vice escolhido. Na seara peemedebista, um encontro ontem definiu que o companheiro de chapa de José Luiz do Posto será o vereador Gilmar Abrahão da Silva, o Kbeça.

As convenções de domingo deixaram evidente que a curta campanha eleitoral será marcada pela participação de caciques da política regional. José Luiz do Posto, por exemplo, recebeu com festa o deputado federal eleito Rodrigo Betlhem, que anunciou o esforço para repetir em Mangaratiba uma versão ampliada de tríplice aliança que se deu entre o presidente Lula, o governador Sérgio Cabral e o prefeito do Rio, Eduardo Paes. "José Luiz tem o respeito e a consideração de muitos políticos, a começar pelo governador Sérgio Cabral. Elegê-lo é colocar Mangaratiba em outro patamar", sustentou Betlhem. "Eleger José Luiz é a oportunidade de ter como prefeito uma pessoa com intimidade com o governador",  reforçou Eduardo Paixão, prefeito de Paulo de Frontin.

Para reforçar o seu time, Capixaba convocou o ex-candidato ao Governo do Estado pelo PR, Fernando Peregrino, que disse representar o ex-governador e deputado federal eleito, Anthony Garotinho. O candidato do PR anunciou também com entusiasmo a presença do deputado federal eleito, Marcelo Mattos (PDT), como coordenador da campanha. Presente à convenção do PR, o futuro parlamentar, que é irmão do prefeito Sandro Matos, de São João de Meriti, prometeu empenho total na campanha. "Em janeiro estou me mudando para Mangaratiba para contribuir com você", prometeu Mattos. Capixaba recebeu ainda apoio do PRB, através da deputada estadual eleita Rosângela Gomes. Também estiveram na convenção o deputado estadual Anabal Barbosa e vereadores do Rio, Angra dos Reis, Japeri e Caxias. O PR comemorou ainda a adesão de partidos como o PT, PDT,  PCdoB, PSL. Mesmo não tendo realizado convenção, o presidente do PSol local declarou apoio ao candidato do PR. 

PR vai cobrar solução do Caso Célio Dentista

Pelos menos uma estratégia de campanha já está definida pelo PR para tentar neutralizar o reforço que os caciques peemedebistas prometem dar ao candidato José Luiz do Posto. A ideia foi exposta no mais emocionado e veemente discurso ouvido na convenção do partido. "Antes que o governador Sérgio Cabral venha aqui pedir votos para seu candidato vamos cobrar que sua polícia revele quem mandou matar o vereador Célio Dentista", discursou Humberto Vaz, o mais próximo assessor de Capixaba. A afirmação recebeu forte apoio, merecendo calorosa manifestação do público. 

O vereador Célio Dentista foi assassinado em junho com um tiro na cabeça, quando estava num quiosque na praia de Mangaratiba. Entre as hipóteses investigadas pela polícia estava a de crime político, já que o vereador assassinado fazia oposição ao então prefeito Aarão de Moura Brito (PMDB) e havia feito denúncias de superfaturamento contra ele. Antes de morrer o vereador chegou a denunciar que vinha sendo ameaçado devido às acusações, que foram apresentadas ao Ministério Público de Angra dos Reis. 
  
Nota da redação

O Jornal ATUAL vai dedicar ampla cobertura da campanha, seguindo pautas próprias e, também, a agenda dos candidatos, de acordo com informações fornecidas por suas respectivas assessorias.

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Marquinho da Ilha é novo presidente da Câmara de Vereadores de Mangaratiba

Jornal Atual, 16 de dezembro de 2010.
Em sessão marcada pela ironia e polêmica, Legislativo de Mangaratiba tem nova Mesa Diretora 

Com direito a bandinha, palhaço e manifestação contraria à votação, a Câmara de Vereadores de Mangaratiba elegeu ontem a nova Mesa Diretora. O vereador Marquinho da Ilha foi eleito presidente da Câmara para o ano que vem. Ainda compõe a nova mesa diretora, os vereadores José Carlos Costa (vice), Ruy Tavares Quintanilha (1º secretário) e José Luis do Posto (2º secretário).

A sessão começou com embate entre os vereadores Kabeça e Dr. Simões, ainda sobre o requerimento que anulou a eleição realizada em agosto. Para acalmar os ânimos, a sessão foi suspensa por 10 minutos.

Retomados os trabalhos, Simões – que usava um óculos de palhaço como forma de protesto – disse que o caso está na Justiça e que, diante da anulação de sua vitória como presidente, o PSDB regional decidiu que os vereadores não participassem da nova disputa. “Deixo bem claro que o PSDB terá um candidato à Prefeitura de Mangaratiba, com apoio de um prefeito vizinho”, declarou Simões.

A confusão que já parecia iminente deflagrou de vez. Os parlamentares tiveram dúvidas sobre o modo de votação. Aberta e nominal ou fechada? Após nova discussão, a proposta foi colocada em votação. Ficou valendo o voto secreto.

sábado, 11 de dezembro de 2010

Chapa esquenta de vez na Câmara

Jornal Atual, 10 de dezembro de 2010.
“Mangaratiba sofreu golpe de Estado”,diz vereador Dr. Simões, sobre a anulação da eleição

O vereador José Carlos Simões classificou a decisão da anulação da eleição para Mesa Diretora realizada em agosto, como um golpe de Estado. O parlamentar que assumiria a cadeira de presidente da Câmara em janeiro questionou durante a sessão de ontem o requerimento do vereador Kabeça, aprovado na segunda-feira (6) por sete votos a zero, anulando a vitória de Simões. “Se o trâmite da eleição em agosto correu tudo certo, passou pelas Comissões e houve uma aprovação, agora vão querer na mão grande derrubar?Isso é um golpe”, argumentou José Carlos Simões.

Dr. Simões disse ao Atual vai recorrer à Justiça para anular a nova eleição da Mesa Diretora, marcada para o dia 15. Segundo ele, o requerimento aprovado pelos demais parlamentares feriu o Regimento Interno, onde a Casa teria noventa dias para questionar qualquer ato de ilegalidade. “Eu não vou permitir, sou vereador eleito pelo povo. É tão horrível ver um vereador de vários mandatos se sujeitar a isso. Um requerimento não pode ser superior à lei, já que a eleição ocorreu em agosto, ele quer votar em novembro”, ressaltou Dr. Simões.

O vereador disse que está indignado e que o partido dele, o PSDB, vai indicar um candidato para concorrer à eleição para prefeito. “Já recebemos apoio de um prefeito (Charlinho) de um município vizinho”, concluiu.

O vereador Kabeça da Silva classificou as declarações do vereador Simões como um desabafo natural.

Welington Campos

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Novas eleições em Campos e Mangaratiba serão em fevereiro

Os municípios de Campos dos Goytacazes, na região norte do Rio de Janeiro, e Mangaratiba, no litoral sul fluminense, onde os prefeitos foram cassados pelo TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral), terão novas eleições no dia 6 de fevereiro. O novo pleito foi aprovado em decisão unânime dos desembargadores do TRE na noite de terça-feira. A data escolhida é a mesma da eleição para um novo prefeito no município de Valença, também no sul do estado.

A prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, foi cassada por abuso de poder econômico, e o de Mangaratiba, Aarão de Moura Breto Neto, por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. Ambos estão inelegíveis por três anos.

Segundo nota divulgada pelo TRE, de 15 a 19 de dezembro devem ocorrer as convenções para definir a escolha de candidatos a prefeito e vice-prefeito e, caso exista, as coligações. De acordo com determinação do órgão eleitoral, a lista com a relação dos pedidos de registro apresentados pelos partidos e coligações devem ser publicados até o dia 22 de dezembro. Deverão ser julgados até 17 de janeiro do próximo ano, todos os pedidos de registro de candidaturas, mesmo os impugnados.

Ainda segundo a nota, a propaganda eleitoral será permitida pelo TRE-RJ a partir de 21 de dezembro, inclusive na internet. No rádio e na televisão, a propaganda gratuita será entre 6 de janeiro e 3 de fevereiro. Também no dia 3 de fevereiro, termina o prazo para comícios ou reuniões públicas e realização de debates. Por fim, às 22 horas do dia 5 de fevereiro, véspera das eleições, termina o prazo para distribuição de material gráfico, além de carreata, passeata ou utilização de carros de som com propaganda eleitoral transitando pela cidade.

http://www.dgabc.com.br/News/5845942/novas-eleicoes-em-campos-e-mangaratiba-serao-em-fevereiro.aspx