"O maior castigo para quem não gosta de política é ser governado pelos que gostam." (Arnold Toynbee)

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Inventário turístico de Mangaratiba é iniciado


A Secretaria de Turismo de Mangaratiba deu início nesta semana ao processo de inventário turístico do município. O inventário consiste no levantamento, identificação e registro dos atrativos turísticos; dos serviços e equipamentos turísticos e da infra-estrutura de apoio ao turismo. Isso tudo como instrumento base de informações para fins de planejamento, gestão e promoção da atividade turística. Ao todo, serão 22 pesquisadores, entre funcionários da secretaria e voluntários.
Para o secretário Vitor Tenório, o inventário turístico da cidade é fundamental.
- Além do Conselho Municipal de Turismo e do Fundo Municipal, que criamos logo assim que assumimos, o inventário é a peça chave nesse processo para reerguer o turismo da cidade. É através dele que buscamos as verbas que serão aplicadas no setor. Quem ganha com isso é a população, porque quanto mais visitantes na cidade, maior é a geração de emprego e renda - afirmou o secretário.
O extenso trabalho de pesquisa em todos os distritos da cidade tem em uma primeira fase a pesquisa social, onde os pesquisadores vão recolher os dados da população, o que pensam e o que almejam sobre o turismo local.
A segunda fase será de entrevistas com turistas e visitantes sobre o que acham da cidade, o que desejam e o que pode melhorar para que eles retornem outras vezes. A terceira parte do inventário será a realização de um levantamento de toda a cadeia produtiva que envolve o turismo em Mangaratiba. Todos os tipos de comércio, ambulantes, pousadas, hotéis e serviços que envolvem o turismo local, direto e indireto, serão catalogados. Para o secretário Vitor, é através do inventário que se conhece a fundo o município, suas necessidades e carências.
- Vamos projetar a cidade para o futuro. O morador terá orgulho novamente de morar em Mangaratiba - disse Vitor Tenório.
A penúltima etapa do inventário será o registro e a identificação de todos os atrativos turísticos naturais, históricos e culturais de Mangaratiba. Por fim, será feito o cruzamento de todas essas informações e o armazenamento em um amplo banco de dados que será enviado ao Ministério do Turismo. A previsão é de que a secretaria de Turismo deve terminar o inventário ainda este ano.

Um comentário:

Anônimo disse...

Primeiramente, Parabéns pelo Blog, precisamos de mais opções em comunicação social.

Como se Explica:

Os candidatos que apoiam e ajudaram a eleger nosso Prefeito não cuidam de São João de Mereti como podem cuidar de Mangaratiba.

Falcatruas a vista.


MERENDA NA JUSTIÇA

O ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal, atendeu ao pedido de diligências do Ministério Público no inquérito que apura supostas irregularidades na compra de merenda pela Prefeitura de São João de Meriti. A investigação é para saber se houve fraude na licitação e no fornecimento de produtos.

Entre outras pessoas, serão ouvidos o prefeito Sandro Matos (PR), integrantes da comissão de licitação, e o deputado federal Marcelo Viviane Gonçalves (PDT), conhecido como Marcelo Matos, ex-secretário municipal de Governo.

Documentos solicitados
O ministro também determinou a entrega de todos os documentos relativos à licitação, o Pregão Presencial 26/2010, o Pregão Presencial 26/2010, vencido pela Home Bread Indústria e Comércio. Proprietários e funcionários da empresa também serão ouvidos pela Polícia Federal.

Fonte: Transcrito do Jornal O DIA de 13/07/2011 - Pág. 08