"O maior castigo para quem não gosta de política é ser governado pelos que gostam." (Arnold Toynbee)

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Presidente de fato e de direito

Jornal Atual, 19 de janeiro de 2011.
Com posição consolidada através de publicação de decreto legislativo, vereador José Carlos Simões analisa o seu papel como presidente da Câmara Municipal e antecipa sua linha de trabalho 

Um decreto legislativo protocolado ontem na Câmara Municipal de Mangaratiba pôs um ponto final na polêmica instaurada desde que a investidura do vereador José Carlos Simões na presidência do Legislativo foi contestada através de requerimento do vereador Gilmar Abrahão da Silva, o Kabeça. O documento oficializa a mesa diretora que vai dirigir os destinos da Câmara até 31 de dezembro de 2011, prevalecendo a votação ocorrida na eleição antecipada para o dia 2 de agosto de 2010. Além do presidente José Carlos Simões, integram a mesa diretora o vice-presidente, Marcos Antônio da Silva Santos, o Marquinho da Ilha; o primeiro secretário, Sidney Marcello Filho; e o segundo secretário, Nelson Bertino dos Santos.
 
O novo presidente diz que começa a trabalhar imediatamente para garantir a normalidade institucional, na expectativa de uma boa relação com o prefeito que será eleito daqui há 18 dias. Em entrevista exclusiva ao ATUAL, ele garante que apesar de ter manifestado apoio ao candidato Evandro Capixaba, em sintonia com o consenso estabelecido no PSDB, ele vai procurar diálogo com o futuro prefeito, quem quer que seja ele. "Quero deixar claro que vou exercer a presidência com transparência, buscando a harmonia entre os poderes", sustentou.

ATUAL – Com a sua oficialização como presidente do Poder Legislativo o senhor teoricamente deveria assumir a prefeitura em decorrência da vacância do cargo. Como o senhor encara essa situação?
Dr. Simões – O meu foco é só que seja reconhecida a minha legitimidade como presidente da Câmara Municipal de Mangaratiba.

Mas houve reação contrária?
Houve tentativa de anular uma eleição totalmente legal. Não há como questionar, porque o plenário não legitimou a eleição que houve posteriormente. O que legitima o mandato é a ata. E ela legitima a minha eleição.

A Câmara está em recesso agora, mas até o retorno do trabalho em plenário quais serão os seus primeiros passos como presidente?
Vou acompanhar de perto a parte administrativa, ver a situação dos contratos com as empresas que prestam serviços à Câmara, ver a situação dos funcionários, eles até já têm conversado comigo. Vamos fazer uma análise melhor dos trâmites que estão ocorrendo, com a própria prefeitura, já que o prefeito Edinho está fazendo um bom trabalho. 

Qual a análise o senhor faz desse momento que a cidade vive?
A nossa corrente política almeja a tranquilidade. A cidade vai entrar agora num curso normal.

Como houve a definição pela candidatura Evandro Capixaba?
Chegamos ao entendimento no PSDB de que tínhamos uma candidatura prematura. O consenso é de que o Capixaba tem o melhor nome. Ele representa o melhor para o município.

Qual o problema mais urgente Mangaratiba tem hoje a enfrentar?
A Saúde. A nossa Saúde está doente; quando tem médico não tem remédio; quando tem remédio não tem médico; quando tem os dois falta ambulância. É um caos!

Por que se chegou a esse estágio de degradação se o prefeito que saiu alardeava que era amigo de um governador cujo programa de Saúde é hoje modelo para o Brasil e até a Argentina?
É preciso ficar claro que a UPA nº 1 é para uma população de 50 mil pessoas. Não é uma realidade para nós. Estamos muito aquém disso, com cerca de 35 mil habitantes. O que precisamos aqui é melhorar os postos de saúde, o hospital, os Programas de Saúde da Família. Nós já temos mini UPAs, que são os postos de saúde. O que precisa é melhorá-los e melhorar as equipes que atuam neles.  

O senhor já tem em mente algum projeto para implementar como presidente do Poder Legislativo?
Queremos fazer a Câmara Municipal Itinerante, escutando os anseios das populações nos distritos, resolver problemas como o da água no Morro Santo Antônio e no Parque Bela Vista. Problemas como esses vamos levar ao prefeito eleito, pedindo soluções.

Um comentário:

Mangaratiba News disse...

O Projeto “Câmara Itinerante” implementado pelo Presidente Edinho é um sucesso.

Com o objetivo de popularizar os trabalhos do Legislativos e aproximar o contato direto do Vereador com a população de cada distrito, o projeto “Câmara Itinerante” foi um sucesso na última seção realizada no 1º Distrito de Conceição de Jacareí.

A população se reuniu no Centro Esportivo Eli Ferreira Ceia, possibilitando o acesso da população “o projeto é uma excelente iniciativa, eu nem sabia direito o papel do vereador e nem como cobrar as ações do governo” afirmou Luis Andre que participou da primeira seção.

O presidente do Legislativo, Edson Ramos (Edinho), explica que a proposta da realização de sessões plenárias nos distritos com a presença de todos os parlamentares surgiu quando os legisladores municipais perceberam a necessidade do Poder Legislativo estar mais próximo da população, para que o povo possa, no seu distrito, conhecer melhor os seus representantes, como são apresentados e votados os projetos, as resoluções, os decretos legislativos, requerimentos e outras proposições.

É um grande projeto e está tendo participação e aprovação geral.


A próxima seção já está marcada para o dia 10 de agosto no Esporte Clube de Itacuruça, 1º Distrito de Mangaratiba às 14:30hs.

Presidente Edison Ramos - Ver. Edinho