"O maior castigo para quem não gosta de política é ser governado pelos que gostam." (Arnold Toynbee)

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Por que votar em José Luiz, Evandro Capixaba ou no Dr. Ruy?

O Blog abre o espaço para as pessoas manifestarem opinião sobre por que irão votar em um dos candidatos a prefeito de Mangaratiba.

Obviamente, o espaço também estará aberto para críticas e explicações de por que não votar em um dos candidatos.


Vamos ao Debate!!!!

Alexandre Cardoso (PSB), Secretário Estadual de Ciência e Tecnologia anuncia CVT para Mangaratiba

Jornal Atual, 19 de janeiro de 2011.
Alexandre Cardoso faz anúncio durante visita de apoio à candidatura do peemedebista  José Luiz do Posto 

Num momento em que a qualificação para o mercado de trabalho é palavra de ordem na região, não poderia ser mais providencial o anúncio feito pelo secretário estadual de Ciência e Tecnologia, deputado Alexandre Cardoso (PSB), em sua visita ao candidato do PMDB à Prefeitura de Mangaratiba, José Luiz do Posto, na segunda-feira (17). Cardoso anunciou que a terá uma escola técnica profissionalizante e que as obras começam logo nos primeiros meses do futuro mandato, que, ele espera, seja do aliado.

Durante a visita ao comitê central da campanha, o secretário estava acompanhado dos deputados federais Rodrigo Bethlem (PMDB) e Áureo Ribeiro (PRTB). Com o discurso focado no trabalho, Alexandre Cardoso afirmou que a Costa Verde deve se preparar para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Ele disse considerar fundamental que seja criado um Centro Vocacional Tecnológico (CVT), com cursos voltados para o Turismo e áreas afins. "Nossa manicure de Mangaratiba, nosso garçom de Muriqui tem que saber falar inglês. Daqui há pouco tempo, os turistas chegarão à região e precisamos estar qualificados", disse ele.

Emendando na política, o secretário tratou de elogiar o aliado-candidato. " Meu compromisso com Zé Luiz na prefeitura é trazer para cá uma escola técnica", disse Alexandre Cardoso. Já Rodrigo Bethlem disse que os adversários estão plantando o que ele chamou de sementes do mal ao distorcer as propostas de Zé Luiz . "Esses dias ouvi de uma eleitora que não votaria no José Luiz porque ele promete trazer a UPA 24h, e que essa unidade só pode ser instalada em locais com grande população. Isso é uma estratégia do adversário em distorcer o que diz o Zé Luiz. Nós vamos tornar os nossos postos de saúde em modelos de UPAs 24 horas. O sistema de funcionamento é que será o mesmo. Temos que deixar isso claro aos eleitores", alertou Bethlem.

PTN tenta anulação, mas TSE garante eleição

Jornal Atual, 19 de janeiro de 2011.
Partido pretendia anulação da eleição ou que fosse indireta, decidida entre os vereadores

O diretório estadual do Partido Trabalhista Nacional (PTN) entrou com uma ação de mandado de segurança no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para paralisar o processo eleitoral da cidade, que está marcada para o próximo dia 6. Porém, o superior negou o pedido e a eleição suplementar continua valendo. O pedido  foi indeferido pelo presidente do TSE, ministro Carlos Lewandowski. 

O partido buscou confrontar a constituição brasileira com a Lei Orgânica do Município de Mangaratiba (LO), no que se refere à vacância, para a realização de eleições diretas. A LO da cidade define a eleição, em caso de vacância, nos três primeiros anos do mandato. Somente a vacância se dando no último ano do mandato é que o mandato seria completado pelo presidente da Câmara.

Presidente de fato e de direito

Jornal Atual, 19 de janeiro de 2011.
Com posição consolidada através de publicação de decreto legislativo, vereador José Carlos Simões analisa o seu papel como presidente da Câmara Municipal e antecipa sua linha de trabalho 

Um decreto legislativo protocolado ontem na Câmara Municipal de Mangaratiba pôs um ponto final na polêmica instaurada desde que a investidura do vereador José Carlos Simões na presidência do Legislativo foi contestada através de requerimento do vereador Gilmar Abrahão da Silva, o Kabeça. O documento oficializa a mesa diretora que vai dirigir os destinos da Câmara até 31 de dezembro de 2011, prevalecendo a votação ocorrida na eleição antecipada para o dia 2 de agosto de 2010. Além do presidente José Carlos Simões, integram a mesa diretora o vice-presidente, Marcos Antônio da Silva Santos, o Marquinho da Ilha; o primeiro secretário, Sidney Marcello Filho; e o segundo secretário, Nelson Bertino dos Santos.
 
O novo presidente diz que começa a trabalhar imediatamente para garantir a normalidade institucional, na expectativa de uma boa relação com o prefeito que será eleito daqui há 18 dias. Em entrevista exclusiva ao ATUAL, ele garante que apesar de ter manifestado apoio ao candidato Evandro Capixaba, em sintonia com o consenso estabelecido no PSDB, ele vai procurar diálogo com o futuro prefeito, quem quer que seja ele. "Quero deixar claro que vou exercer a presidência com transparência, buscando a harmonia entre os poderes", sustentou.

ATUAL – Com a sua oficialização como presidente do Poder Legislativo o senhor teoricamente deveria assumir a prefeitura em decorrência da vacância do cargo. Como o senhor encara essa situação?
Dr. Simões – O meu foco é só que seja reconhecida a minha legitimidade como presidente da Câmara Municipal de Mangaratiba.

Mas houve reação contrária?
Houve tentativa de anular uma eleição totalmente legal. Não há como questionar, porque o plenário não legitimou a eleição que houve posteriormente. O que legitima o mandato é a ata. E ela legitima a minha eleição.

A Câmara está em recesso agora, mas até o retorno do trabalho em plenário quais serão os seus primeiros passos como presidente?
Vou acompanhar de perto a parte administrativa, ver a situação dos contratos com as empresas que prestam serviços à Câmara, ver a situação dos funcionários, eles até já têm conversado comigo. Vamos fazer uma análise melhor dos trâmites que estão ocorrendo, com a própria prefeitura, já que o prefeito Edinho está fazendo um bom trabalho. 

Qual a análise o senhor faz desse momento que a cidade vive?
A nossa corrente política almeja a tranquilidade. A cidade vai entrar agora num curso normal.

Como houve a definição pela candidatura Evandro Capixaba?
Chegamos ao entendimento no PSDB de que tínhamos uma candidatura prematura. O consenso é de que o Capixaba tem o melhor nome. Ele representa o melhor para o município.

Qual o problema mais urgente Mangaratiba tem hoje a enfrentar?
A Saúde. A nossa Saúde está doente; quando tem médico não tem remédio; quando tem remédio não tem médico; quando tem os dois falta ambulância. É um caos!

Por que se chegou a esse estágio de degradação se o prefeito que saiu alardeava que era amigo de um governador cujo programa de Saúde é hoje modelo para o Brasil e até a Argentina?
É preciso ficar claro que a UPA nº 1 é para uma população de 50 mil pessoas. Não é uma realidade para nós. Estamos muito aquém disso, com cerca de 35 mil habitantes. O que precisamos aqui é melhorar os postos de saúde, o hospital, os Programas de Saúde da Família. Nós já temos mini UPAs, que são os postos de saúde. O que precisa é melhorá-los e melhorar as equipes que atuam neles.  

O senhor já tem em mente algum projeto para implementar como presidente do Poder Legislativo?
Queremos fazer a Câmara Municipal Itinerante, escutando os anseios das populações nos distritos, resolver problemas como o da água no Morro Santo Antônio e no Parque Bela Vista. Problemas como esses vamos levar ao prefeito eleito, pedindo soluções.